TODAS RAINHAS E SÓ UM REIS

TODAS RAINHAS E SÓ UM REIS
Ellen, Rosy, Carolina, Anésia e GR

segunda-feira, junho 20, 2011

A ARTE DE ANÉSIA PEREIRA DOS REIS:
 sonho de menina transformado em realidade



Foi em sua terra natal, Chuvisca, interior de Camaquã/RS, que como um sonho, a menina sentiu-se atraída pela pintura.

As paisagens e a natureza interiorana , que sempre lhe fascinaram, indicavam-lhe o caminho rumo ao tempo que ficara para trás, como uma contingência da própria vida, ou seja, o destino de ser pintora.

O matrimônio a trouxe para Porto Alegre, onde um longo período de iniciação básica tem começo como: pintura de tecido, porcelana, guache, aquarela, pastel seco e oleoso e bico de pena.

Em sua busca constante pelo aperfeiçoamento no domínio de se expressar através de suas telas e tintas, acrescenta ao seu currículo, cursos de desenho livre, publicitário e estudo da figura humana, no Instituto Universal Brasileiro, Serviços do Comércio e Associação dos Funcionários Municipais.

Determinada, conclui chegada da hora de expor seus trabalhos à apreciação do público. Espaços culturais como: Banco do Rio Grande do Sul (Matriz), Banco Meridional, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e II Salão Regional de Pintura Artística, na Sociedade Amigos de Tramandaí e muitos outros, serviram de cenário para as suas Exposições bem sucedidas.

Destaque em seu louvor, a diversificação de trabalhos, onde é notório o seu amadurecimento no campo do domínio de luz e sombra, a par da singeleza no emprego das cores. Toda essa evolução comprova o êxito de quem muito se dedicou para que a expressão divina de sua arte transformasse em realidade o sonho de menina, que sempre fora... a pintura a óleo sobre tela.

Glênio Reis














6 comentários:

GRAÇA GARCIA disse...

Meu Pai era natural de Camaquã, meu tio foi dono da Farmácia Gomes e minha avó está enterrada lá. Fico sensibilizada Glenio pelo amor que nos passastes lá no Stúdio Clio por Dona Anésia, tua companheirinha. Lembras-me o Plautinho Cruz, que sempre chora quando fala na esposa dele também.Precisei guardar o meu, bem lá no fundinho do coração e seguir em frente. Lindas Telas pintadas por ela, parabéns!!! Uma recordação e tanto!!!Minha Mãezinha também é pintora.Eu era Pintora e Restauradora de Peças Barrocas, com diversas Peças no exterior.Tudo tem um tempo em nossas vidas!!! Bjs meu Amigo.

ROSY REIS disse...

A MAIS BELA OBRA DE ARTE DE DONA ANÉSIA ESTÁ AQUI ( A FAMÍLIA QUE CONSTRUIU COM O COMPANHEIRO QUE ESCOLHEU... ) E TODAS AS DEMAIS QUE NUNCA FORAM EXPOSTAS E NEM ENQUADRADAS COMO SUA HONESTIDADE, CARÁTER, FIBRA , ALEGRIA E TANTAS OUTRAS, PERMANECEM GUARDADAS EM NOSSA MEMÓRIA E NOSSOS CORAÇÕES.
TE AMO PAI !

Rafael disse...

Boa tarde!!

Amigo, estamos fazendo um disco de músicas do grande Caco Velho aqui em Porto Alegre, e gostaríamos de conhecer pessoas que tiveram contato ou conheçam a obra do mestre pra nos ajudar. Tem muito material, estamos fascinados com a sua obra.

Se puderes me deixar algum contato, o nosso email é dasluzes@gmail.com ou (51) 9393-5995

Abraço

Rafael e Lucas

Anônimo disse...

Ah! Tenho diversas gravações do Caco, entre elas um disco raro que ele gravou na França, muita coisa boa, posso lhe passar. Abraço!

Blog do Glenio disse...

GENIAL ROSY ME EMOCIONEI MUITO COM TUA MENSAGEM, O QUE NÃO ME SURPREENDE TENDO UMA MÃE COMO A QUE FOI A ANÉSIA. QUE DEUS A TENHA EM PAZ E QUE ME AGUARDE. GREIS

Blog do Glenio disse...

Prezados Amigos Blogueiros. Conheci Caco Velho quando eu era ainda pequeno. Guardo apenas lembrança na época em que já era atração como cantor sambista e o pandeirista raro foi esquecido. Lamento não poder contribuir com vocês. Não desistam da luta. GREIS